BANGLIST #3 MATEO PIRACÉS DA FRANCISCO, EL HOMBRE

MateoBlog
O convidado dessa Banglist é o Mateo Piracés, da Francisco, El Hombre. Em nossa conversa para saber quais músicas ele indicaria, surgiu a ideia de as músicas falarem sobre como a música nordestina afetou sua formação.

Confira abaixo a seleção dele, com Grupo Bongar, Siba, Rosa de Pedra e Cordel do Fogo Encantado, e também o videoclipe de “Nudez”, do primeiro EP de sua banda.


Grupo Bongar – Acorda Maria

Lavei a alma na apresentação do Bongar da edição do MIMO de Olinda, PE de 2014. Mesmo chovendo torrencialmente, o público, que passava dos milhares, não abandonou os cantos, a Ciranda e o Coco. Um terreiro inteiro em cima do palco, as mãos dos percussionistas a mil, um público completamente enlodado da cabeça aos pés; tudo em prol da valorização do movimento afro-brasileiro.

Siba – Toda Vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar.

Desde que cheguei a Natal ouvia falar de “Siba” de todos que sabiam que estávamos em turnê. Antes de ouvi-lo soube que para continuar levando o movimento Manguebit para frente ele mergulhou na Zona da Mata pernambucana, estudando e vivendo a efervescência cultural nordestina. Me deparei com suas músicas de surpresa: dentro de uma carona pensei estar ouvindo uma música antiga de raiz, tanto pelo ritmo como pelas letras, e acabou sendo ninguém menos que Siba. Essa música/esse artista ganhou todo meu respeito de imediato.

Rosa de Pedra – Brilhantina

Recebi a indicação logo que voltei para o Sudeste, saindo do avião. Me impressiona como misturam riffs de rock com coros, linhas melódicas e percussões brasileiras. Além do violino que parece a cereja no bolo!

Cordel do Fogo Encantado – Chover

Mesmo sendo a referência de total ignorante de música brasileira de raiz, essa música já havia passado por minha cabeça. Em Caruaru, PE, me contaram um pouco do espectáculo “Cordel do Fogo Encantado” e sua história. Ao baixar ouvi a música, reconheci ela e me relembrei apaixonadamente do interior de Pernambuco. Agora só falta ver a peça!”

